Institucional

O Tabelionato
 
O 2º Tabelião de notas e protestos de Guaratinguetá teve sua primeira escritura lavrada em 1855, inaugurado por seu primeiro tabelião, Antônio Casimiro de Macedo e Sampaio. Sua penúltima sede foi na Rua Coronel Vergílio, 72 – Centro, onde ficou instalada até Agosto de 2012. Em setembro de 2012, mudou-se para Rua Doutor Moraes Filho, 126 – centro onde está instalado até hoje.
Em 04 de 11 de 2011, após aprovação em concurso público, assume o 2º Tabelionato de Notas o atual tabelião, José Claudio Lopes da Silva.
 
O Tabelião
 
O 2º Tabelião de notas e protestos de Guaratinguetá é agente público, dotado de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial por meio de aprovação em concurso público, consoante os termos do art 3.º, da Lei nº 8.935,  de 18 de novembro de 1994, e art. 236 da Constituição Federal.
Assim, sua atividade é regulamentada pelo Poder Público e, desta forma, está sujeita à fiscalização do Poder Judiciário, por meio da Egrégia Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo e Juízes Corregedores Permanentes. Todavia, a administração do cartório e as despesas a ele atinentes cabem somente ao Tabelião, sendo de sua total responsabilidade a boa condução dos serviços prestados na serventia.
 
POLÍTICA DE QUALIDADE
 
A equipe do 2º Tabelionato de Notas e Protestos de Guaratinguetá sabe que a excelência decorre do empenho em melhorias. E mais: ouvir o cliente.
Nós temos conceitos, missões, visões e valores que são fundamentais para a relação do tabelionato com seus clientes, colaboradores e com o poder público.

 Conceito

O 2º Tabelião de notas e protestos de Guaratinguetá é um cartório humano e tecnológico que procura sempre os melhores recursos para satisfação do cliente.
 
Missão

Prestar ao público serviços notariais com qualidade, respeito, presteza e plena eficácia.
 
Visão

Ser referência na prestação de serviços notariais, atendendo às necessidades das partes, sem burocracia.
 
Valores
 
  • Segurança Jurídica;
  • Ética e Confiança;
  • Atendimento de Qualidade;
  • Assessoria Notarial;
  • Satisfação das Partes;
  • Ambiente de Trabalho Positivo e Equipe Motivada;
  • Responsabilidade Social e Sócio Ambiental;
  • Criatividade jurídica e racionalidade na elaboração dos atos;
  • Atender com respeito e sem burocracia.